Tudo começou na década de 40, quando um grupo de trabalhadores resolveram montar a Associação dos Oficiais Marceneiros e Trabalhadores nas Indústrias de Móveis de Madeira de Jundiaí. No inicio o grupo se reunia na rua para falar a respeito da entidade, mas depois alguns trabalhadores foram se interessando pela Associação e se tornando sócio.
Todos contribuíam mensalmente com uma pequena quantia em dinheiro para manutenção dos gastos. Alguns anos se passaram e movimento foi crescendo e mais associações de trabalhadores foram surgindo, mas tudo era feito em sigilo sem chamar atenção das forças militares pois na época era tido como baderneiro e a policia vivia no encalço deles.
Passado o tempo, no inicio dos anos 50, a Associação adquiriu sua sede própria na Avenida Doutor Cavalcanti – 252. Em 8 de janeiro de 1958, a Associação se transforma em Sindicato dos Oficiais Marceneiros e Trabalhadores nas Indústrias de Móveis de Madeira de Jundiaí.
Com o tempo dois sindicatos se juntou para unir forças.
No dia 26 de fevereiro de 1958, se reuniram em assembleia geral e extraordinária os associados do Sindicato dos Oficiais Marceneiros e Trabalhadores nas Indústrias de Móveis de Madeira de Jundiaí e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cerâmica para Construção de Jundiaí e dai surgiu uma fusão. Onde se encontram até hoje.